Frações do empresariado em campanha pró-Bolsonaro (2018)

Autores

  • Elaine de Almeida Bortone Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mediadora do curso de História EAD da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Consórcio CEDERJ.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.96076

Palavras-chave:

Jair Bolsonaro, Eleições 2018, Empresariado.

Resumo

A vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 é resultado de inúmeros fatores, inclusive da ação de frações do empresariado brasileiro. Este artigo tem como objetivo analisar os empresários/empresas que contribuíram para a eleição do candidato do Partido Social Liberal (PSL), bem como suas contribuições a diversos candidatos à Câmara. A partir do início do século XX, a prática de empresários apoiarem seus representantes no universo político com a finalidade de obter benefícios econômicos tornou-se comum. Bolsonaro recebeu apoio do empresariado, e o seu governo o tem recompensado com políticas públicas favoráveis e com a indicação de alguns para cargos importantes. As referidas contribuições, responsáveis pelo crescimento do candidato na campanha, se deram por meio de doações, coações, disparos de fake news e apoios indiretos. O levantamento foi feito na imprensa e nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

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Publicado

2020-04-28

Como Citar

Bortone, E. de A. (2020). Frações do empresariado em campanha pró-Bolsonaro (2018). Revista Debates, 14(1), 60–83. https://doi.org/10.22456/1982-5269.96076