História da Educação Matemática no Curso Primário e Formação de Professores no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

arithmetic, geometry, drawing, intuitive method, progressive education

Resumen

O artigo sintetiza resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre as transformações do ensino de matemática para o curso primário e a matemática presente na formação de professores, desde o século XIX até meados do século XX no Brasil. Problematiza-se o entendimento das relações entre o campo disciplinar matemático e a pedagogia, confirmando a hipótese teórica de que as articulações entre os dois campos produzem matemáticas de naturezas diferentes e articuladas entre si.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Rodrigues Valente (Brasil), UNIFESP

Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

Maria Célia Leme da Silva (Brasil), UNIFESP

Profa. Associada da UNIFESP - Campus Diadema

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

Valente (Brasil), W. R., & da Silva (Brasil), M. C. L. (2020). História da Educação Matemática no Curso Primário e Formação de Professores no Brasil. Revista História Da Educação, 24, e99350. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99350

Número

Sección

Dossiê " História da Educação Matemática"