OS CONTEÚDOS PARA O ENSINO DE MÚSICA E CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA (1931–1946)
Palavras-chave:
História da educação, arte-educação, educação musicalResumo
Este artigo investiga os conteúdos adotados no ensino de música e canto orfeônico na escola secundária curitibana durante as décadas de 1930 e 1940. Conforme as análises feitas por Chervel (1990), os conteúdos abordados serão analisados sob duas vertentes, uma sob a ótica legal, revelado pelas leis e decretos de ensino, e outra sob o viés do cotidiano escolar, neste caso, por meio das avaliações encontradas no Colégio Estadual do Paraná nos anos de 1946 e 1947. O artigo está dividido em duas partes. A primeira é dedicada aos conteúdos de música e canto orfeônico a partir da reforma de Francisco Campos, em 1931, e a segunda, é dedicada a partir do ano de 1946, quando por orientação do ministro Raul Leitão da Cunha, o programa da disciplina foi reformulado.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 1974.
ALMEIDA, Judith Morrison. Aulas de canto orfeônico para as quatro séries do Curso Ginasial. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.
BARRETO, Ceição de Barros. Côro orfeão. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1938.
BRASIL. Decreto-Lei n.º 19.890, de 18 de abril de 1931. Diário Oficial da União. 01 de maio de 1931, p. 6945.
BRASIL. Decreto-lei n.º 4.244, de 9 de abril de 1942. Diário Oficial da União. Seção 1. 10 de abril de 1942.
BRASIL. Decreto-lei n.º 4.545 de 31 de Julho de 1942. Diário Oficial da União. 9 de setembro de 1942.
BRASIL. Portaria n.º 300, de 7 de maio de 1946. Diário Oficial da União. 14 de maio de 1946.
CALDAS, Waldenyr. Iniciação à música popular brasileira. São Paulo: Ática, 1989.
CALDAS, Waldenyr. Luz Neon: canção e cultura na cidade. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1995.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. N.2, Porto Alegre: Pannonica, 1990, p. 177-229.
FREITAS, Maria Elisa Leite; TEITEL, Samuel. Noções de música e canto orfeônico: 1ª série. Papelaria, 1941.
GRAMSCI, Antonio. Literatura e vida nacional. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na primeira república. São Paulo: Brasiliense, 1999.
VILLA-LOBOS, Heitor. Educação musical. Boletim Latino Americano de Música. Rio de Janeiro: v. I/6, abr., 1946, p. 515 - 588.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.