OS CONTEÚDOS PARA O ENSINO DE MÚSICA E CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA (1931–1946)
Keywords:
História da educação, arte-educação, educação musicalAbstract
Este artigo investiga os conteúdos adotados no ensino de música e canto orfeônico na escola secundária curitibana durante as décadas de 1930 e 1940. Conforme as análises feitas por Chervel (1990), os conteúdos abordados serão analisados sob duas vertentes, uma sob a ótica legal, revelado pelas leis e decretos de ensino, e outra sob o viés do cotidiano escolar, neste caso, por meio das avaliações encontradas no Colégio Estadual do Paraná nos anos de 1946 e 1947. O artigo está dividido em duas partes. A primeira é dedicada aos conteúdos de música e canto orfeônico a partir da reforma de Francisco Campos, em 1931, e a segunda, é dedicada a partir do ano de 1946, quando por orientação do ministro Raul Leitão da Cunha, o programa da disciplina foi reformulado.
Downloads
References
ADORNO, Theodor. Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 1974.
ALMEIDA, Judith Morrison. Aulas de canto orfeônico para as quatro séries do Curso Ginasial. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.
BARRETO, Ceição de Barros. Côro orfeão. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1938.
BRASIL. Decreto-Lei n.º 19.890, de 18 de abril de 1931. Diário Oficial da União. 01 de maio de 1931, p. 6945.
BRASIL. Decreto-lei n.º 4.244, de 9 de abril de 1942. Diário Oficial da União. Seção 1. 10 de abril de 1942.
BRASIL. Decreto-lei n.º 4.545 de 31 de Julho de 1942. Diário Oficial da União. 9 de setembro de 1942.
BRASIL. Portaria n.º 300, de 7 de maio de 1946. Diário Oficial da União. 14 de maio de 1946.
CALDAS, Waldenyr. Iniciação à música popular brasileira. São Paulo: Ática, 1989.
CALDAS, Waldenyr. Luz Neon: canção e cultura na cidade. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1995.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. N.2, Porto Alegre: Pannonica, 1990, p. 177-229.
FREITAS, Maria Elisa Leite; TEITEL, Samuel. Noções de música e canto orfeônico: 1ª série. Papelaria, 1941.
GRAMSCI, Antonio. Literatura e vida nacional. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na primeira república. São Paulo: Brasiliense, 1999.
VILLA-LOBOS, Heitor. Educação musical. Boletim Latino Americano de Música. Rio de Janeiro: v. I/6, abr., 1946, p. 515 - 588.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
História da Educação utilizes as a base to transfer right to the CreativeCOmmons BY license (creativecommons.org) for open access periodicals Open ArchivesIniciative (OAI), greenroad category.
Open access means making it freely available on the Internet, so that the users can read, download, copy, distribute, print, research or reference the full text of the documents, process them for indexation, utilize them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without a financial, legal or technical barrier.
a) Authors keep the copyrights and grant the right of first publication to the journal, with the work simuoltaneously licenced under the Creative Commons Attribution License, which enables sharing the text with acknowlegement of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors have permission to take up additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository or as a book chapter) with acknowledgment of authorship and initial publication in this jounral.
c) Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the publication process, since this may generate productive changes, and also increase the impact and citation of the work published.