D. ANTÓNIO DA COSTA, PALADINO DA INSTRUÇÃO POPULAR EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX

Autores

  • Maria de Fátima M. M. Pinto (Portugal) Instituto de Educação - Universidade de Lisboa / Portugal

Palavras-chave:

biblioteca popular, instrução popular, instrução pública

Resumo

Neste artigo analisa-se o papel de D. António da Costa no desenvolvimento do ensino público e popular em Portugal, na segunda metade do século XIX. Destaca-se a criação das bibliotecas populares, um dos instrumentos da instrução popular previstos no projeto concebido pelo homem que inaugurou o cargo de ministro da Instrução Pública em Portugal. A sua intervenção ultrapassou a duração deste cargo, iniciando-se uma década antes e prolongando-se depois, através da implementação das bibliotecas populares. Conhecedor da realidade do seu tempo e do seu país, D. António da Costa assumiu posições conciliadoras, acreditando que o sucesso das suas propostas dependia da articulação das iniciativas públicas e privadas, laicas e religiosas, num contexto de intervenção política descentralizada.

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Biografia Autor

Maria de Fátima M. M. Pinto (Portugal), Instituto de Educação - Universidade de Lisboa / Portugal

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Publicado

2017-09-16

Como Citar

Pinto (Portugal), M. de F. M. M. (2017). D. ANTÓNIO DA COSTA, PALADINO DA INSTRUÇÃO POPULAR EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX. Revista História Da Educação, 21(53), 144–157. Obtido de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/65288

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