As memórias e a história da educação: aproximações teórico-metodológicas - The memories and the history of education: theoretical-methodological approaches
Resumo
Resumo
O artigo apresenta reflete sobre as contribuições da memória e da história oral para a história da educação. Tais reflexões foram fundamentais na construção de um estudo referente à formação docente rural, durante as décadas de 1950 e 1960. Assim, por meio da metodologia da história oral, procurou-se analisar o processo de memória de sujeitos discentes e docentes da Escola Normal Rural de Osório/RS, a partir dos discursos e dos conteúdos de verdade produzidos em entrevistas. A pesquisa conclui que o processo de memória não é algo individual, não representa exatamente o que se passou, mas é fruto de uma construção social de um grupo de indivíduos, que constitui uma comunidade de memória, marcada pela referência à Escola, sempre presente na construção de suas identidades.
Palavras-chave: memórias; história da educação; história oral; escola normal rural.
THE MEMORIES AND THE HISTORY OF EDUCATION: THEORETICAL-METHODOLOGICAL APPROACHES
Abstract
The article considers carefully the contributions of the memory and oral history to the education history. Such reflections were fundamental in the construction of a study referring to the the rural teaching staff formation, during the decades of 1950 and 1960.Thus, by means of the oral history methodology, we tried to analyse the process of memory of the teaching staff and students of "Escola Normal Rural de Osório/RS, from the speeches and contents of the truth produced in interviews. The reaserch concludes that the process of memory is not something individual, which does not represent exactly what happened, but is the result of a social construction of an individual group. It constitutes a community of memory, determinated y the reference tothe School, always presented in the construction of its identities.
Keywords: memories; education history; oral history; normal school.
LAS MEMÓRIAS Y LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN: APROXIMACIONES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Resumen
El artículo presenta reflite sobre las contribuciones de la memoria y de la historia oral para la historia de la educación. Tales reflexiones fueron fundamentales en la construcción de un estudio referente a la formación docente rural, durante las décadas de 1950 y 1960. Así, por medio de la metodología de la historia oral, se buscó analisar el proceso de memoria de sujetos discentes y docentes de la Escuela Normal Rural de Osório/RS, a partir de los discursos y de los contenídos de verdad produzidos en entrevistas. La pesquisa concluye que el proceso de memoria no es algo individual, no representa exatamente lo que pasó, pero es fruto de una construcción social de un grupo de indivíduos, que constituye una comunidad de memoria, marcada por la referencia a la Escuela, siempre presente en la construcción de sus identidades.
Palabras Clave: memorias, historia de la educación, historia oral, escuela normal rural.
LES MEMOIRES ET L'HISTOIRE DE L'EDUCATION: APPROCHES THÉORIQUE-METHODOLOGIQUES
Resume
Cet article trate de la contribution de la memoire et de l´histoire oral par l´Histoire de l'Education.Cettes reflexions ont eté fondamentales dans la construction d'un étude référente à la formation de les docenses rurales dans les anées de les decades de 1950 et 1960.D'abord,par la méthodologie de l´histoire oral, on a fait l'analyse de le processe de memoire de les sujets discentes et docentes de l'école "Escola Normal Rural de Osório"/ RS, dans les discourses et les contenus vraiment produits on les entervues. Le recherche a conclué que le procès de la memoire n'a pas quelque chose individuel, n'a pas reprèsente exactemant le que se passé, mais c'est fruit d'une construction social d'un groupe de personnes qui forme une communauté de memoire marqueée pour la reférence à l'école, toujours présent en la construction de ses identités.
Mots-clé: mémoires, histoire de l'education, histoire oral, école normale rural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.