Saberes profissionais do professor que ensina geometria: propostas belgas no relatório de Luiz Reis (1892)

Auteurs

  • Gabriel Luís da Conceição (Brasil) Doutorando Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e da Faculdade Sul Fluminense (FaSF) http://orcid.org/0000-0002-7789-0369
  • Maria Celia Leme da Silva (Brasil) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) http://orcid.org/0000-0001-6029-0490

Résumé

A presente investigação estuda os saberes profissionais do professor que ensina geometria, em circulação no Brasil, no final do século XIX. Em específico, busca-se caracterizar estes saberes nos relatos de Luiz Augusto dos Reis, professor brasileiro em missão pedagógica na Europa, especificamente na Bélgica. Assim sendo, pergunta-se: que saberes profissionais, para ensinar geometria nos primeiros anos escolares, podem ser caracterizados na análise dos registros de viagem do professor Luiz Reis? Para responder à questão, ampara-se nos estudos de Hofstetter e Schneuwly (2017) e utiliza-se, como fonte de investigação, o relatório de viagem produzido pelo docente. Pode-se dizer que Reis coloca em circulação, por meio de seu relatório, o que se espera do professor para o ensino de geometria no final do século XIX, um saber profissional em sintonia direta com as propostas do método intuitivo. As análises indicam uma alteração nos saberes a ensinar, outra ordem didático-pedagógica é recomendada. As mudanças no saber a ensinar articulam-se com a mobilização das ferramentas indicadas como saberes para ensinar, evidenciadas pelas atividades dos trabalhos manuais, de desenho, e das medidas. Está em jogo um novo saber profissional para o professor que ensina geometria, uma nova geometria para ensinar.

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Bibliographies de l'auteur

Gabriel Luís da Conceição (Brasil), Doutorando Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e da Faculdade Sul Fluminense (FaSF)

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Educação Matemática. Professor do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e da Faculdade Sul Fluminense (FaSF)

Maria Celia Leme da Silva (Brasil), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)>

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Publiée

2019-08-17

Comment citer

Conceição (Brasil), G. L. da, & Leme da Silva (Brasil), M. C. (2019). Saberes profissionais do professor que ensina geometria: propostas belgas no relatório de Luiz Reis (1892). Revista História Da Educação, e87519. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/87519

Numéro

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Artigo / Article / Artículo