Saberes profissionais do professor que ensina geometria: propostas belgas no relatório de Luiz Reis (1892)

Authors

  • Gabriel Luís da Conceição (Brasil) Doutorando Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e da Faculdade Sul Fluminense (FaSF) http://orcid.org/0000-0002-7789-0369
  • Maria Celia Leme da Silva (Brasil) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) http://orcid.org/0000-0001-6029-0490

Abstract

A presente investigação estuda os saberes profissionais do professor que ensina geometria, em circulação no Brasil, no final do século XIX. Em específico, busca-se caracterizar estes saberes nos relatos de Luiz Augusto dos Reis, professor brasileiro em missão pedagógica na Europa, especificamente na Bélgica. Assim sendo, pergunta-se: que saberes profissionais, para ensinar geometria nos primeiros anos escolares, podem ser caracterizados na análise dos registros de viagem do professor Luiz Reis? Para responder à questão, ampara-se nos estudos de Hofstetter e Schneuwly (2017) e utiliza-se, como fonte de investigação, o relatório de viagem produzido pelo docente. Pode-se dizer que Reis coloca em circulação, por meio de seu relatório, o que se espera do professor para o ensino de geometria no final do século XIX, um saber profissional em sintonia direta com as propostas do método intuitivo. As análises indicam uma alteração nos saberes a ensinar, outra ordem didático-pedagógica é recomendada. As mudanças no saber a ensinar articulam-se com a mobilização das ferramentas indicadas como saberes para ensinar, evidenciadas pelas atividades dos trabalhos manuais, de desenho, e das medidas. Está em jogo um novo saber profissional para o professor que ensina geometria, uma nova geometria para ensinar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Luís da Conceição (Brasil), Doutorando Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e da Faculdade Sul Fluminense (FaSF)

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Educação Matemática. Professor do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e da Faculdade Sul Fluminense (FaSF)

Maria Celia Leme da Silva (Brasil), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)>

Published

2019-08-17

How to Cite

Conceição (Brasil), G. L. da, & Leme da Silva (Brasil), M. C. (2019). Saberes profissionais do professor que ensina geometria: propostas belgas no relatório de Luiz Reis (1892). History of Education Journal, e87519. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/87519

Issue

Section

Artigo / Article / Artículo