Agro e Usaid: o convênio Esalq/USP e Ohio University (1964-1985)

Auteurs

Mots-clés :

USAID, ESALQ/USP, Agronegócio, Ditadura

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar o convênio binacional entre Brasil e Estados Unidos na área rural no período ditatorial. Por meio de documentos históricos de Piracicaba (SP), se revelou os acordos entre a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e a Universidade Estadual de Ohio (OSU). O convênio fomentou a educação, a pesquisa e a extensão visando a modernização conservadora do meio rural brasileiro, quando essas estatais deram forma e estrutura ao contemporâneo agronegócio. A teoria e metodológica do estudo foi o materialismo histórico dialético.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rodrigo Sarruge Molina (Brasil), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor adjunto da Universidade Federal do Espirito Santo e mestre e doutor em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Téléchargements

Publiée

2019-08-17

Comment citer

Sarruge Molina (Brasil), R. (2019). Agro e Usaid: o convênio Esalq/USP e Ohio University (1964-1985). Revista História Da Educação, e77912. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/77912

Numéro

Rubrique

Artigo / Article / Artículo