Agro e Usaid: o convênio Esalq/USP e Ohio University (1964-1985)

Autores

Palavras-chave:

USAID, ESALQ/USP, Agronegócio, Ditadura

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o convênio binacional entre Brasil e Estados Unidos na área rural no período ditatorial. Por meio de documentos históricos de Piracicaba (SP), se revelou os acordos entre a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e a Universidade Estadual de Ohio (OSU). O convênio fomentou a educação, a pesquisa e a extensão visando a modernização conservadora do meio rural brasileiro, quando essas estatais deram forma e estrutura ao contemporâneo agronegócio. A teoria e metodológica do estudo foi o materialismo histórico dialético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sarruge Molina (Brasil), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor adjunto da Universidade Federal do Espirito Santo e mestre e doutor em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2019-08-17

Como Citar

Sarruge Molina (Brasil), R. (2019). Agro e Usaid: o convênio Esalq/USP e Ohio University (1964-1985). Revista História Da Educação, e77912. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/77912

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo