Roturas e permanências da educação portuguesa no século 19

Autores

  • Rogério Fernandes Universidade de Lisboa

Resumo

 

Esta investigação tem por objetivo identificar os movimentos de ruptura e de permanência que caracterizaram a educação portuguesa no século 19. O trabalho está estruturado sob três eixos: a) o retorno a um pombalismo sem Pombal, traduzido na aspiração à reorganização do sistema educativo, desviado do seu impulso inicial pela política da "viradeira"; b) os impulsos reformadores de 1836 e os seus efeitos de modelação futura; c) a política educativa da monarquia constitucional e a intervenção de novas forças sociais, políticas e culturais no interior do sistema escolar e do sector extra-escolar da educação.

Palavras-chave: história da educação; educação portuguesa no século 19.

 

Abstract

This investigation aims at identifying the rupture and permanence movements that characterized 19th century portuguese education, and is organized over three axes: a) a pombalism return without Pombal, manifested in the longing for reorganization of the educational system which was deviated from its initial impulse by the "viradeira" politics; b) the 1836 reforming impulses and their future modeling effects; c) educational politics of the constitutional monarchy and new social, political and cultural forces on the school system and outside the educational sector.

Keywords: history of education, 19th century portuguese education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Fernandes, Universidade de Lisboa

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

Fernandes, R. (2012). Roturas e permanências da educação portuguesa no século 19. Revista História Da Educação, 8(15), 7–27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30278

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo