Retrato da desigualdade educacional: as fotografias sobre a escolarização no sertão mineiro (1880-1940)

Autores

Resumo

Analisa-se, neste trabalho, o processo de escolarização no sertão mineiro, entre os séculos XIX e XX, investigando a retórica republicana sobre a educação e o mito do sertão/sertanejo, em confronto com os registros fotográficos das experiências educacionais na região. Sete fotografias foram selecionadas para a análise, revelando o cotidiano das experiências formativas no noroeste de Minas Gerais. A pesquisa mostra que o projeto educacional republicano, pautado na universalização do acesso à educação, enfrentou desafios para alcançar toda a população sertaneja. Dentre os fatores que inviabilizaram o projeto está o próprio imaginário republicano sobre o sertão/sertanejo, resultando em um lento e precário processo de escolarização na região e culminando com um sistema de desigualdade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Prado da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2015). Doutorando em Educação no PPGEdu-UFMG (2017-2021). Atua no área de História da Educação; História da Educação do Corpo; História das Ciências; História do Currículo e das Práticas Pedagógicas; História da escola e da escolarização no Brasil.

Downloads

Publicado

2026-06-19

Como Citar

Prado da Silva, P. H. (2026). Retrato da desigualdade educacional: as fotografias sobre a escolarização no sertão mineiro (1880-1940). Revista História Da Educação, 30. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/145993

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo