O Centro de Recursos Humanos João Pinheiro e a implantação do currículo de 1º grau
Palavras-chave:
CRHJP, Lei n. 5.692/71, Currículo, 1º grauResumo
O artigo apresenta a análise dos relatórios produzidos pelo Centro de Recursos Humanos João Pinheiro (CRHJP), que atuou na assessoria técnica aos estados brasileiros para a implantação da Lei n. 5.692/71, com ênfase no apoio para a construção dos currículos das escolas de 1º grau. CRHJP integrava o Departamento de Ensino Fundamental do MEC e deveria colaborar com as equipes técnicas estaduais no trabalho de elaboração e execução de seus planos para implantação da reforma do ensino. A partir das contribuições da História Cultural foram analisadas as estratégias para normatização da reforma, mas também as resistências e conflitos que ocorreram no processo de sua efetivação. Os resultados permitiram identificar uma tentativa de homogeneizar o processo de implantação da reforma e de institucionalização da escola de 1º grau. Por outro lado, os relatórios possibilitaram apreender também as resistências e problemas enfrentados pelas Equipes de Currículo estaduais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







