Em prol da utilidade e autonomia: o ensino para surdos no Brasil nos anos 30

Autori

Abstract

A historiografia da educação de surdos no Brasil nos revela que os projetos educativos defenderam diferentes caminhos para a inclusão social desses indivíduos. Entre eles, destaca-se o trabalho, concebido historicamente como meio pelo qual o surdo conseguiria se integrar como um sujeito útil à sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa visou analisar como se organizam as propostas pedagógicas para surdos no Brasil nos anos 30 e de que forma a aprendizagem de ofícios para a inserção do surdo ao mercado se consolidou como um dos principais objetivos desse ensino. A pesquisa contextualiza-se no campo da Historiografia Linguística e trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados obtidos, observa-se que a proposta educativa para surdos se resumiu ao ensino de uma forma de comunicação e de um ofício para fornecer meios para a rápida inclusão desse alunado no mercado, de modo que eles fossem produtivos para a sociedade industrial.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras da Universidade de Porto; mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; especialista em Português como língua não materna pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; bacharel e licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto (Portugal), professora assistente convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Porto (Portugal) e desenvolve pesquisas nas áreas de Historiografia Linguística e História das Ideias Linguísticas.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-04-14

Come citare

Gomes Teixeira Anachoreta, V. (2025). Em prol da utilidade e autonomia: o ensino para surdos no Brasil nos anos 30. Revista História Da Educação, 29. Recuperato da https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/139244

Fascicolo

Sezione

Artigo / Article / Artículo