A Matemática na aula, um estudo histórico iconográfico

Auteurs

  • José Manuel Matos (Portugal) Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Nova de Lisboa http://orcid.org/0000-0003-2809-6561
  • Alexandra Sofia Rodrigues (Portugal) Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Gouveia, Portugal and Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento http://orcid.org/0000-0001-9022-4849

Mots-clés :

aula de matemática, iconografia, cultura da aula, história da educação matemática

Résumé

Estudar historicamente representações de aulas centradas na matemática revela metodologias de ensino subjacentes, teorias de aprendizado e inovações tecnológicas. Este estudo iconográfico baseia-se em imagens de livros didáticos, revistas ou coleções de colecionadores desde os tempos medievais até meados do século XX. Utilizando um paradigma interpretativo, envolvendo pesquisa histórica e documental, buscamos as perspectivas de ensino e aprendizagem de matemática subjacentes a esses dados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

José Manuel Matos (Portugal), Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Nova de Lisboa

Licenciatura em Física-Matemática na Universidade de Lisboa, Mestrado em Educação Matemática na Boston University, Doutoramento na The University of Georgia. Atualmente professor na Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF

Alexandra Sofia Rodrigues (Portugal), Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Gouveia, Portugal and Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento

Licenciatura em Ensino da Matemática na Universidade de Coimbra, Mestrado em Matemática na Universidade da Beira Interior, Doutoramento em Educação Matemática  na Universidade da Beira Interior. Professora e investigador na área de Educação Matemática atualmente Coordenadora Pedagógica do Instituto Gouveia

Publiée

2020-06-02

Comment citer

Matos (Portugal), J. M., & Rodrigues (Portugal), A. S. (2020). A Matemática na aula, um estudo histórico iconográfico. Revista História Da Educação, 24, e99597. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99597

Numéro

Rubrique

Dossiê " História da Educação Matemática"