Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita.

Auteurs

Mots-clés :

História da Educação, cultura escrita, patrimônio do escrito, cadernos de usos não escolares.

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar 55 cadernos de usos não escolares. Tais artefatos foram considerados a partir dos seus conteúdos e receberam 10 diferentes classificações. Como contribuição para o campo da História da Educação, entende-se que os usos dos cadernos com finalidades não escolares abordam uma multiplicidade de registros, tais como, contar o dia, registrar contas, preservar memórias, descrever receitas, entre outras, tornando-se, portanto, um patrimônio do escrito.

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Biographie de l'auteur

Vania Grim Thies (Brasil), Universidade Federal de Pelotas

Professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação/FaE/UFPel.Coordenadora adjunta do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES)

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Publiée

2020-01-21

Comment citer

Thies (Brasil), V. G. (2020). Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita. Revista História Da Educação, 24, e99000. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99000

Numéro

Rubrique

Dossiê "História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita"