A imprensa pedagógica e educação no Pará em dias de República: a revista A Escola e a Revista do Ensino como instituições de formação (1900-1912)
Mots-clés :
Imprensa Pedagógica, Educação Primária, Estado Republicano, Instituições de FormaçãoRésumé
Resumo
Este artigo analisa como a Revista A Escola e a Revista do Ensino figuraram no cenário cultural e político da educação primária como instituições formadoras de professores no Pará, de 1900 a 1912. Tem como fontes a revista A Escola, com edições de 1900 a 1904 e a Revista do Ensino de 1911 a 1912. Esses impressos estavam sob a tutela do Estado republicano e se tornaram espaços de formação de professores primários. Suas páginas, divulgavam orientações para as práticas pedagógicas dos professores e afirmaram protagonismo dos impressos A Escola e Revista do Ensino como mecanismos institucionais e culturais, essenciais para educar, instruir, civilizar, ordenar e moralizar a criança republicana.
Palavras-chave: Imprensa Pedagógica, Educação Primária, Estado Republicano, Instituições de Formação
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