OS MAÇONS E A MODERNIZAÇÃO EDUCATIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA

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Mots-clés :

maçons e a educação, periódicos maçônicos, maçonaria brasileira, história intelectual, modernização educativa.

Résumé

A atuação de maçons no processo de modernização da educação brasileira, remonta ao século XIX, respaldada por idéias liberais e iluministas. Se consolida nas primeiras décadas do regime republicano, influenciada pelo ideário positivista e anti-jesuítico, em defesa do ensino elementar público, laico e obrigatório. No Brasil, a Maçonaria adaptou-se às condições específicas e necessidades regionais de onde se instalou. Portanto ela não deve ser compreendida num sentido unívoco, sendo mais fácil identificar a ação e engajamento ideológico de maçons e não da Maçonaria propriamente dita. O presente estudo, fundamentado pela História Cultural, privilegia o uso de periódicos maçônicos e busca destacar práticas políticas dos maçons como intelectuais, gestores, legisladores, escritores, jornalistas e professores, bem como as Lojas Maçônicas como potenciais espaços de sociabilidades e organização ideológica.

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Biographie de l'auteur

Giana Lange do Amaral (Brasil), Universidade Federal de Pelotas

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista PQ2/CNPQ.

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Publiée

2017-09-16

Comment citer

do Amaral (Brasil), G. L. (2017). OS MAÇONS E A MODERNIZAÇÃO EDUCATIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA. Revista História Da Educação, 21(53), 56–71. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/71642

Numéro

Rubrique

Dossiê "Discursos e itinerários de modernização educativa no espaço luso-brasileiro"