OS MAÇONS E A MODERNIZAÇÃO EDUCATIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA
Keywords:
maçons e a educação, periódicos maçônicos, maçonaria brasileira, história intelectual, modernização educativa.Abstract
A atuação de maçons no processo de modernização da educação brasileira, remonta ao século XIX, respaldada por idéias liberais e iluministas. Se consolida nas primeiras décadas do regime republicano, influenciada pelo ideário positivista e anti-jesuítico, em defesa do ensino elementar público, laico e obrigatório. No Brasil, a Maçonaria adaptou-se às condições específicas e necessidades regionais de onde se instalou. Portanto ela não deve ser compreendida num sentido unívoco, sendo mais fácil identificar a ação e engajamento ideológico de maçons e não da Maçonaria propriamente dita. O presente estudo, fundamentado pela História Cultural, privilegia o uso de periódicos maçônicos e busca destacar práticas políticas dos maçons como intelectuais, gestores, legisladores, escritores, jornalistas e professores, bem como as Lojas Maçônicas como potenciais espaços de sociabilidades e organização ideológica.
Downloads
References
AGULHON, Maurice. Pénitents et francs-maçons de l’ancienneProvence. Paris: Seuil, 1968.
AMARAL, Giana Lange do. O Gymnasio Pelotense e a Maçonaria: uma face da história da educação em Pelotas. 2ª ed. Pelotas: Seiva Publicações, 2005.
AZEVEDO, Célia M. Marinho de. Maçonaria: história e historiografia. Revista USP, São Paulo: v.32, dez/fev. 1997, p. 178-189.
BASTOS, Maria Helena C. Apresentação: a Liga do Ensino no Brasil e a Revista Liga do Ensino (1883-1884). Revista História da Educação/ASPHE. Pelotas: Fae/UFPel, v. 11, n.21, jan./abr.. 2007, p. 225-246.
BENIMELI, J.; CAPRILE, G.; ALBERTON, V. (1983) Maçonaria e Igreja Católica: ontem hoje e amanhã. 2ed. São Paulo: Paulinas.
BOLETIM DO GRANDE ORIENTE DO BRAZIL. (1871) Jornal Official da Maçonaria Brasileira. Num. 1, Dezembro, 1°anno. Disponível em
_______________________(1883) Jornal Official da Maçonaria Brasileira. Num. 7 a 9. 12º anno.
CASTELLANI, José. A Maçonaria e o movimento republicano brasileiro. São Paulo: Editora Traço, 1989.
CANAL, Jordi. Maurice Agulhon e a categoria sociabilidade, Revista Ler História [on line], 68 | 2015. Disponível em http://lerhistoria.revues.org/1780. Acesso em 26 jan.2017.
CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel.
CHAUNU, Pierre; DUBY, Georges; LE GOFF, Jaques; NORA, Pierre e outros. Ensaios de Ego-história. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1987.
GOMES, Ângela de Castro. A Grande Aliança de Ana de Castro Osório: um projeto político-pedagógico fracassado. Estudos do Século XX, n.11, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011.
GUIMARÃES, Farias. O que é maçonaria? Pelotas: Loja Simbólica Fraternidade, 1946.
FIGUEIREDO Joaquim Gervásio de. Dicionário de maçonaria. Seus mistérios, ritos, filosofia, história. São Paulo: Editora Pensamento, 1996.
HABERMAS, Jürgen. La Constelación Posnacional: ensayos políticos. Barcelona/Buenos Aires/México:Paidós, 2000.
LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. Fontes Históricas. In: PINSKI, Carla B. (org.). São Paulo: Contexto, 2005, p. 111 - 153
MAGALHÃES, Justino. Da cadeira ao banco: escola e modernização (séculos XVIII-XX). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2010.
MARQUES, A. H. de Oliveira. Dicionário da Maçonaria Portuguesa. Lisboa: Editorial Delta, 1986.
MOREL, Marco. Sociabilidades entre Luzes e sombras: apontamentos para o estudo histórico das maçonarias da primeira metade do século XIX. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, nº 28, 2001, p. 3-22, 2001.
MOREL, Marco; SOUZA, Françoise Jean de Oliveira. O poder da maçonaria: a história de uma sociedade secreta no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
O TEMPLÁRIO (1920-1935). Órgão das Lojas Unidas “Honra e humanidade, Rio Branco e Lealdade”. Pelotas, RS.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
História da Educação utilizes as a base to transfer right to the CreativeCOmmons BY license (creativecommons.org) for open access periodicals Open ArchivesIniciative (OAI), greenroad category.
Open access means making it freely available on the Internet, so that the users can read, download, copy, distribute, print, research or reference the full text of the documents, process them for indexation, utilize them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without a financial, legal or technical barrier.
a) Authors keep the copyrights and grant the right of first publication to the journal, with the work simuoltaneously licenced under the Creative Commons Attribution License, which enables sharing the text with acknowlegement of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors have permission to take up additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository or as a book chapter) with acknowledgment of authorship and initial publication in this jounral.
c) Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the publication process, since this may generate productive changes, and also increase the impact and citation of the work published.