Acessível, desenvolvimentista e renovada: as perspectivas sobre a escola primária no discurso científico da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1950-1971)

Autores/as

Palabras clave:

História da educação, história, educação

Resumen

O trabalho identificou os temas do debate educacional, travados no âmbito da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, entre 1950 e 1971. No discurso estatal manifesto por seus autores, descortinaram-se preocupações acerca da escola primária; os países tomados como exemplares; a influência dos órgãos internacionais; a concepção pedagógica mais apropriada aos objetivos daquela escola e as medidas políticas tomadas, tendo em vista a organização do ensino primário nacional.

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Biografía del autor/a

Milena Colazingari da Silva (Brasil), Universidade de São Paulo

Docente do Centro de Educação, Filosofia e Teologia - CEFT, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

Silva (Brasil), M. C. da. (2020). Acessível, desenvolvimentista e renovada: as perspectivas sobre a escola primária no discurso científico da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1950-1971). Revista História Da Educação, 24, e89124. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/89124

Número

Sección

Artigo / Article / Artículo