Casos e histórias da profissionalização docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1928-1935)

Auteurs

Mots-clés :

Professores, Formação, Profissão docente, Políticas de educação

Résumé

O artigo trata de casos e histórias da atividade docente no Brasil, especialmente acerca da organização da carreira do magistério entre 1928 e 1935. Primeiro, discute-se os tempos de formação e o tipo de atuação profissional organizada para a docência naquele período. Depois, analisa-se alguns percalços e armadilhas da formação docente pretendida e do recrutamento dos quadros da educação. O estudo sugere que esses percalços e armadilhas foram vestígios da resistência contra as políticas de reforma da educação pública propostas por Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira.

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Biographie de l'auteur

André Luiz Paulilo (Brasil), Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas

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Publiée

2020-06-02

Comment citer

Paulilo (Brasil), A. L. (2020). Casos e histórias da profissionalização docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1928-1935). Revista História Da Educação, 24, e87354. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/87354

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Artigo / Article / Artículo