A instrução pública e o ensino mútuo no Brasil: uma história pouco conhecida (1808-1827)

Auteurs

  • Maria Helena Camara Bastos PUCRS

Résumé

Este artigo analisa a introdução do ensino mútuo no Brasil no período que antecede a adoção oficial do método pelas autoridades governamentais, em 1827. Em um primeiro momento descreve a evolução histórica do ensino mútuo, suas características e especificidades.  A seguir, investiga a emergência do mesmo no Brasil.

 

Abstract

This article analyses the introduction of the mutual instruction method in Brazil, before its official adoption by brazilian government in 1827. It begins with a description of the historical evolution, characteristics and specificities of that method and goes on with the investigation of its emergency in a particular context - Brazil.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Helena Camara Bastos, PUCRS

 

Téléchargements

Publiée

2012-07-12

Comment citer

Bastos, M. H. C. (2012). A instrução pública e o ensino mútuo no Brasil: uma história pouco conhecida (1808-1827). Revista História Da Educação, 1(1), 115–133. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30631

Numéro

Rubrique

Artigo / Article / Artículo