A disciplina História da Educação no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1942-2002)
Resumo
ResumoO artigo busca contribuir para a discussão sobre o ensino da disciplina História da Educação nos Cursos de Pedagogia. Analisa a história da disciplina no currículo das escolas normais e no curso de Pedagogia. Tem como foco a história da disciplina na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no período de 1942 a 2002: localização na grade curricular; carga horária; docentes (formação); ementas/súmulas; conteúdo; bibliografia básica adotada, procedimentos didáticos e de avaliação.
Palavras-chave: disciplina História da Educação; Pedagogia; disciplina escolar.
Résumé
L'article essaie de contribuer à la discussion sur l'enseignement de l'Histoire de l'Education dans les Cours de Pedagogie. Il analyse l'histoire de la discipline dans le cursus des écoles normales et dans le cours de Pedagogie. Il a comme axe principal l'histoire de la discipline dans la Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul dans la période allant de 1942 à 2002: place occupée dans le cursus, charge horaire, professeurs (formation), sommaires, contenus, bibliographie de base adoptée, procédés didactiques et d'évaluation.
Mots-clé: discipline Histoire de l’éducation; Pedagogie; discipline scolaire.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.