Instrução pública e configuração do mundo urbano

Autores/as

  • Flávia Obino Corrêa Werle Unisinos

Resumen

Resumo

Este trabalho analisa como funcionam e como mudam as estruturas administrativas da instrução pública em seus processos de disciplinamento da infância no limiar da República (final do século XIX) com base em documentos da Diretoria de Instrução Pública da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Discute-se a diferenciação de níveis de escolas, a organização do tempo escolar, a diferenciação por idade e a diferenciação por gênero.

Palavras-chave: história da educação; infância; gênero.

 

Abstract

This paper analyzes the way how the administrative structures of public instruction work and how they change, in their processes of disciplination of infancy at the at art of the Republic (end of the 19th century), based on documents of the Direction of Public Instruction of the Province of São Pedro do Rio Grande do Sul. We discuss the differentiation of levels of schools, the organization of the scholar time, the differentiation by age and the differentiation by gender.

Keywords: History of education; infancy; gender.

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Biografía del autor/a

Flávia Obino Corrêa Werle, Unisinos

Flávia Obino Corrêa Werle é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), pesquisadora em História da Educação e autora de vários trabalhos sobre instituições escolares.

Publicado

2012-05-28

Cómo citar

Werle, F. O. C. (2012). Instrução pública e configuração do mundo urbano. Revista História Da Educação, 9(18), 83–95. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29128

Número

Sección

Artigo / Article / Artículo