Considerações sobre a história do ensino da literatura infantil nos cursos normais no Brasil: o pioneirismo de Bárbara Vasconcelos de Carvalho
Resumo
Com o objetivo de contribuir para a história da formação de professores e para a história do ensino da literatura infantil, apresentam-se aspectos da atuação profissional da professora Bárbara Vasconcelos de Carvalho e da elaboração de instrumento de pesquisa contendo referências de textos de e sobre essa professora. A análise dos resultados obtidos tem propiciado compreender aspectos importantes da história do ensino da literatura infantil nos cursos normais no Brasil, em especial, a importante e pioneira atuação de Carvalho no âmbito dessa história, seja pelas tematizações que fez, por meio de palestras, cursos e conferências, seja pela concretização de sua proposta para o ensino da literatura infantil contida em seu manual de ensino da literatura infantil.
Palavras-chave: formação de professores, ensino da literatura infantil, Bárbara Vasconcelos de Carvalho, história da educação.
CONSIDERATIONS ABOUT THE HISTORY OF TEACHING CHILDREN’S LITERATURE ON ELEMENTARY TEACHERS EDUCATION COURSES IN BRAZIL: THE PIONEERING WORK OF BÁRBARA VASCONCELOS DE CARVALHO
Abstract
In order to contribute for de the history of teacher education and the history of teaching children’s literature, one presents aspects of professional activity of the teacher Bárbara Vasconcelos de Carvalho and of the development of a research guide that contains textual references of this teacher and about her. The analysis of the results has allowed to understand important aspects about the history of teaching children’s literature on elementary teacher education courses in Brazil, specially, the important and pioneering Carvalho role in this history, either by thematizations which she did, through lectures, courses and conferences, either by the materialization of her proposal for the teaching children's literature contained in your children’s literature teaching manual.
Key-words: teacher education, teaching children’s literature, Bárbara Vasconcelos de Carvalho, history of education
CONSIDERACIONES SOBRE LA HISTORIA DE LA ENSEÑANZA DE LA LITERATURA INFANTIL EN EL CURSO NORMAL EN BRASIL: EL TRABAJO PIONERO DE BARBARA VASCONCELOS DE CARVALHO
Resumen
Con el objetivo de contribuir a la historia de la formación de maestros y la historia de la enseñanza de la literatura infantil, presenta-se aspectos de la actividad profesional de la maestra Bárbara Vasconcelos de Carvalho y el desarrollo de instrumento de investigación que contiene la referencias de los textos de esta maestra y sobre ella. El análisis de los resultados ha permitido comprender aspectos importantes de la historia de la enseñanza de la literatura infantil en los cursos normales en Brasil, en especial, el papel importante y pionero de Carvalho en el contexto de esta historia, sea por las tematizaciones lo que hizo, a través de conferencias y cursos, sea por la materialización de su propuesta para la enseñanza de la literatura infantil que figura en su manual.
Palabras-clave: formación de maestros, enseñanza de la literatura infantil, Bárbara Vasconcelos de Carvalho, historia de la educación.
CONSIDERATIONS SUR L'HISTOIRE DE L'ÉDUCATION LA LITTERATURE POUR ENFANTS DANS L’ÉCOLE NORMALLE AU BRÉSIL: LES PIONNIERS DE BARBARA VASCONCELOS CARVALHO
Resumé
Afin de contribuer à l'histoire de la formation des enseignants et l'enseignement de l'histoire de la littérature pour enfants, présente des aspects de la pratique professionnelle de l'enseignant Bárbara Vasconcelos Carvalho et le développement de textes instrument de recherche contenant et de références sur ce enseignant. L'analyse des résultats a favorisé la compréhension des aspects importants de l'histoire de la littérature pour enfants dans l'enseignement des cours réguliers au Brésil, en particulier, le travail important et novateur de Carvalho dans cette histoire, les sujets qui se fait à travers des conférences, des cours et conférences, est la réalisation de sa proposition pour l'enseignement de la littérature pour enfants contenues dans le manuel pour enseigner la littérature pour enfants.
Mots-clé: formation des enseignants, enseignement de la littérature pour enfants, Bárbara Vasconcelos Carvalho, l'histoire de l'éducation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.