Eu te dedico: História, educação e sensibilidades nas dedicatórias de livros de um professor catarinense (1940-1980)

Autores

Palavras-chave:

Dedicatórias, Bibliotecas Pessoais, História da Educação, Patrimônio Histórico-Educativo.

Resumo

O artigo objetiva inventariar e analisar dedicatórias que se encontram em livros pertencentes ao professor catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005) cuja biblioteca pessoal encontra-se preservada no Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH) ligado à UDESC/SC/Brasil. A análise destaca as dedicatórias como indicativas de circuitos de sociabilidades e como modo de identificar circulação, posse e consumo de livros. As dedicatórias são tratadas como atos de linguagem que extrapolam a função comunicativa e conectam-se às intenções dos sujeitos de atribuir autoridade ao que escrevem, produzir sensibilidades em seus interlocutores e, assim, criar fronteiras simbólicas de integração pessoal e afetiva. O estudo dialoga com as bibliotecas pessoais como patrimônios históricos-educativos e registram-se imagens fotográficas de modo a amparar visivelmente o trabalho desenvolvido.

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Publicado

2020-01-21

Como Citar

Santos Cunha (Brasil), M. T. (2020). Eu te dedico: História, educação e sensibilidades nas dedicatórias de livros de um professor catarinense (1940-1980). Revista História Da Educação, 24, e97920. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/97920

Edição

Seção

Dossiê "História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita"