D. ANTÓNIO DA COSTA, PALADINO DA INSTRUÇÃO POPULAR EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX
Keywords:
biblioteca popular, instrução popular, instrução públicaAbstract
Neste artigo analisa-se o papel de D. António da Costa no desenvolvimento do ensino público e popular em Portugal, na segunda metade do século XIX. Destaca-se a criação das bibliotecas populares, um dos instrumentos da instrução popular previstos no projeto concebido pelo homem que inaugurou o cargo de ministro da Instrução Pública em Portugal. A sua intervenção ultrapassou a duração deste cargo, iniciando-se uma década antes e prolongando-se depois, através da implementação das bibliotecas populares. Conhecedor da realidade do seu tempo e do seu país, D. António da Costa assumiu posições conciliadoras, acreditando que o sucesso das suas propostas dependia da articulação das iniciativas públicas e privadas, laicas e religiosas, num contexto de intervenção política descentralizada.
Downloads
References
Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), Collecção Castilho. Cx. 20, maços 10, 12; Cx. 33, maço 1; Cx. 55, maço 5.
CARVALHO, Rómulo de. História do Ensino em Portugal: Desde a Fundação da Nacionalidade até ao Fim do Regime de Salazar-Caetano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
CASTILHO, Júlio de. D. Antonio da Costa: Quadro Biographico-Litterario. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1894.
CASTRO, Maria Helena Ribeiro de. D. António da Costa: político e pedagogo. In: A.M. Ferreira, & J.M. Almeida (dir.) Religião e Cidadania: protagonistas, motivações e dinâmicas sociais no contexto ibérico. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, CEHR, 2011, p. 165-184.
CATROGA, Fernando. O Republicanismo em Portugal: Da Formação ao 5 de Outubro de 1910. Lisboa: Casa das Letras, 2010.
COSTA, D. António da, Auroras da Instrucção, Lisboa : Imprensa Nacional, 1884.
COSTA, D. António da. O Christianismo e o Progresso, Lisboa: Imprensa Nacional, 1868.
COSTA, D. António da. História da Instrução Popular em Portugal Desde a Fundação da Monarchia até aos Nossos Dias, Lisboa: Imprensa Nacional, 1871.
COSTA, D. António da, Ao Meu Paiz. Lisboa : Typ. Universal de T. Quintino Antunes, 1880.
COSTA, D. António da, Necessidade de um Ministerio de Instrucção Publica, Lisboa: Imprensa Nacional, 1868. Disponível em < http://www.gutenberg.org/files/32794/32794-h/32794-h.htm > Acesso em: 5 jun. 2016.
FERNANDES, Rogério. Marcos do Processo Histórico da Alfabetização de Adultos em Portugal. Colóquio Educação e Sociedade.Lisboa. n. 2, fev. 1993, p. 115 – 144.
FERNANDES, Rogério. Ensino primário e debate curricular: o projecto de D. António da Costa em 1857. In: Ensaios em homenagem a Joaquim Ferreira Gomes: Núcleo de análise e intervenção educacional da Faculdade de Psicologia e Ciências da educação da Universidade de Coimbra. Coimbra, 1998, p. 291-209.
GOMES, Joaquim. Um bisneto do Marquês de Pombal promotor da instrução primária. In: Estudos de História e de Pedagogia. Coimbra: Livraria Almedina, 1984, p. 105-117.
GOUVEIA, Medina de. D. António da Costa, o cristianismo e o progresso: I – Percurso pedagógico e político. II – A resposta a Antero de Quental. In: separata da revista Brotéria, n. 4, p. 353-363 e vol. 5/6, vol. 158, 461 – 478), abril e maio/jun. 2004.
LEAL, Ernesto Castro, D. António da Costa e o Liberalismo Católico. Liberalismo e Antiliberalismo, Lisboa, Centro de História da Universidade de Lisboa, 2013.
O Leiriense, 1855, n. 121,1 set.; 1856 ,n. 223 – 225, 3, 6 e 10 de Setembro.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Da Cadeira ao Banco: Escola e Modernização (Séculos XVIII-XX), Lisboa: EDUCA, 2010.
MATOS, Sérgio Campos. Política de Educação e Instrução Popular no Portugal Oitocentista, separata da Clio – Revista do Centro de História da Universidade de Lisboa. Lisboa, Edições Colibri, 1997, p. 85 – 107.
QUEIRÓS, Eça. Uma Campanha Alegre. De «As Farpas», volume II. Porto: Lello & Irmão – Editores, 1978.
RAMOS, RUI. O Método dos Pobres: Educação Popular e Alfabetização em Portugal (Séculos XIX e XX). Colóquio Educação e Sociedade. n. 2, 68 fev., 1993, p. 41.
RAMOS, RUI. (coord.), VASCONCELOS e SOUSA, Bernardo, MONTEIRO, NUNO, Gonçalo. História de Portugal. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2012, p. 521-548.
REBELO, Carlos Alberto. A Difusão da Leitura Pública: As Bibliotecas populares (1870 – 1910). Porto: Campo das Letras, 2002 .
REIS, Jaime, O Analfabetismo em Portugal no século XIX: uma interpretação. Colóquio Educação e Sociedade, nº 2, fev. 1993.
VINAO FRAGO, A.: A la cultura por la lectura. Las bibliotecas populares (1869-1885). In: GUEREÑA, José Luis, yA.TIANA (eds.): Clases populares, Cultura, Educacion. Madrid: Casa de Velazquez, 1989, p. 301-335.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
História da Educação utilizes as a base to transfer right to the CreativeCOmmons BY license (creativecommons.org) for open access periodicals Open ArchivesIniciative (OAI), greenroad category.
Open access means making it freely available on the Internet, so that the users can read, download, copy, distribute, print, research or reference the full text of the documents, process them for indexation, utilize them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without a financial, legal or technical barrier.
a) Authors keep the copyrights and grant the right of first publication to the journal, with the work simuoltaneously licenced under the Creative Commons Attribution License, which enables sharing the text with acknowlegement of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors have permission to take up additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository or as a book chapter) with acknowledgment of authorship and initial publication in this jounral.
c) Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the publication process, since this may generate productive changes, and also increase the impact and citation of the work published.