Balanço da história da educação na França na época contemporânea

Christophe Charle

Resumo


 

O artigo apresenta um balanço das pesquisas em história da educação na França na época contemporânea, especialmente quanto aos três níveis de ensino - primário, secundário, superior. Para o ensino primário, três perspectivas principais de análise se sucedem ou são estudadas paralelamente - os professores, a escolarização e a cultura escolar. O ensino secundário, apesar de seu papel na formação das elites e da burguesia no século 19 e durante grande parte do século 20, tem suscitado menos estudos inovadores e de discussão que o ensino primário. Quanto ao ensino superior, o artigo mostra que o setor é o mais recentemente estudado na perspectiva moderna da história da educação.

 

Résume

L'article présente un bilan des recherches en histoire de l'éducation en France à l'époque contemporaine, spécialement dans les trois ordres d'enseignement - primaire, secondaire, supérieur. Pour l'enseignement prirnaire, trois angles d'attaque principaux se sont succédés ou ont été étudiés parallelement - les instítuteurs, Ia scolarisation et Ia culture scolaire. Par e contraste, malgré son rôle dans Ia formation des élites et de Ia bourgeoisie au 19 siecle et e pendant Ia plus grande partie du 20 siecle, I' enseignement secondaire a suscité beaucoup moins de travaux novateurs et de controverses que l'enseignement primaire. Par rapport à I'enseignement supérieur, I'article montre que le secteur est le plus récentement développé dans Ia perspective moderne de l'histoire de l'éducatíon.

Mots-clé: l’education en France, culture scolaire, l’historie de l’education.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



====================================================================

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Universidad Complutense de Madrid / España - UCM

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes