Instrução pública e configuração do mundo urbano

Autores

  • Flávia Obino Corrêa Werle Unisinos

Resumo

Resumo

Este trabalho analisa como funcionam e como mudam as estruturas administrativas da instrução pública em seus processos de disciplinamento da infância no limiar da República (final do século XIX) com base em documentos da Diretoria de Instrução Pública da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Discute-se a diferenciação de níveis de escolas, a organização do tempo escolar, a diferenciação por idade e a diferenciação por gênero.

Palavras-chave: história da educação; infância; gênero.

 

Abstract

This paper analyzes the way how the administrative structures of public instruction work and how they change, in their processes of disciplination of infancy at the at art of the Republic (end of the 19th century), based on documents of the Direction of Public Instruction of the Province of São Pedro do Rio Grande do Sul. We discuss the differentiation of levels of schools, the organization of the scholar time, the differentiation by age and the differentiation by gender.

Keywords: History of education; infancy; gender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Obino Corrêa Werle, Unisinos

Flávia Obino Corrêa Werle é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), pesquisadora em História da Educação e autora de vários trabalhos sobre instituições escolares.

Downloads

Publicado

2012-05-28

Como Citar

Werle, F. O. C. (2012). Instrução pública e configuração do mundo urbano. Revista História Da Educação, 9(18), 83–95. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29128

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo