A paixão por guardar: colecionismo, memorabilia e patrimônio educativo
Resumo
Este Dossiê apresenta sete artigos de autores espanhóis e brasileiros que analisam as conexões entre o ato de colecionar, o valor educativo da memorabilia associados ao papel do patrimônio na construção da identidade cultural e educacional. Os textos enfocam o patrimônio educativo sob distintas dimensões, como nas escritas pessoais; no ato de colecionar; em cartas e diários; na imprensa periódica; na memorabilia da escola em cadernos, manuais e livros, além do patrimônio educativo presente na memorabilia religiosa que integra a vida nas sociedades letradas ocidentais cristãs. Nossas paixões guardadas e colecionadas saíram de sua silenciosa mudez para virarem textos que evidenciam vozes extraídas de cadernetas de professoras, coleções museológicas, cartas familiares, cenas de filmes, álbuns de fotografias, arquivos pessoais, entre outros distintos olhares sobre o patrimônio educativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.