Tu guardas, eu guardei, nós guardaremos: estudo sobre uma coleção pessoal de anotações de leitura (Santa Catarina/1960-1970)
Resumo
Resumo:
Guardar e colecionar são experiências vividas na memória e na história. Pretende-se problematizar estas experiências e analisar a paixão por guardar materializada em uma coleção de oito cadernetas com anotações de leituras literárias produzidas entre 1960 a 1970, por uma professora em formação e guardadas em arquivo pessoal. As cadernetas registram excertos de livros lidos, cópia de frases e comentários sobre as leituras feitas e trazem indícios de um registro memorial sobre aquele tempo. São materiais considerados ego-documentos e depositários de um passado formativo comum a uma geração de jovens professoras e sua relação com a leitura literária. A metodologia detalha, os autores lidos, a data das leituras a partir de excertos copiados e colecionados. Conclui-se que a paixão por guardar pode gerar o colecionismo e que estes materiais formam uma memorabilia educativa que por suas condições de produção no ambiente escolar pode ser considerada um patrimônio documental educativo.
Palavras-chave: Arquivos Pessoais; Colecionismo, Práticas de leitura, Cadernetas de anotações, Ego-documentos
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.