Tu guardas, eu guardei, nós guardaremos: estudo sobre uma coleção pessoal de anotações de leitura (Santa Catarina/1960-1970)

Autores

Resumo

Resumo:

Guardar e colecionar são experiências vividas na memória e na história. Pretende-se problematizar estas experiências e analisar a paixão por guardar materializada em uma coleção de oito cadernetas com anotações de leituras literárias produzidas entre 1960 a 1970, por uma professora em formação e guardadas em arquivo pessoal. As cadernetas registram excertos de livros lidos, cópia de frases e comentários sobre as leituras feitas e trazem indícios de um registro memorial sobre aquele tempo. São materiais considerados ego-documentos e depositários de um passado formativo comum a uma geração de jovens professoras e sua relação com a leitura literária.  A metodologia detalha, os autores lidos, a data das leituras a partir de excertos copiados e colecionados. Conclui-se que a paixão por guardar pode gerar o colecionismo e que estes materiais formam uma memorabilia educativa que por suas condições de produção no ambiente escolar pode ser considerada um patrimônio documental educativo.

Palavras-chave: Arquivos Pessoais; Colecionismo, Práticas de leitura, Cadernetas de anotações, Ego-documentos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina - Florianópolis - Santa Catarina

Graduada em História (UFSC(, Mestra em História do Brasil (UFSC) e Doutora em educação (História e Filosofia). Professora Titular atuando  nos programas de Pòs-Graduação em  História e Pòs-Graduaçaão em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq - Nivel 1-D.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Santos Cunha, M. T. (2025). Tu guardas, eu guardei, nós guardaremos: estudo sobre uma coleção pessoal de anotações de leitura (Santa Catarina/1960-1970). Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/140377

Edição

Seção

Dossiê “A paixão por guardar: colecionismo, memorabilia e patrimônio educativo”