Um jardim de infância para “treinamento das professoras”: as práticas docentes no Jardim anexo à Escola Normal (Brasília, década de 1970)

Autores

Resumo

Neste artigo o foco se volta para a constituição do Jardim de Infância anexo à Escola Normal de Brasília (ENB) para as práticas engendradas pelas professoras, na década de 1970. Desde 1966 é possível encontrar a menção da construção da Escola Normal de Brasília no jornal Correio Braziliense, apontando a existência de uma creche, um jardim de infância e uma unidade maternal. Pouco se sabe sobre esses espaços pelos estudos que se voltaram para a história da educação em Brasília desde a constituição da capital, em 1960. Por meio do cotejamento de publicações científicas, pela perspectiva da Histórica Cultural, e documentos oficiais, notícias no jornal, e vestígios de práticas que também comparecem em cadernos de crianças que estiveram matriculadas nesse jardim, é possível apontar um diálogo entre as práticas docentes no Jardim de Infância da ENB e as que circulavam em manuais voltados para professoras do pré-escolar durante o período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Etienne Baldez, Universidade de Brasília

Professora adjunta da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FE/UnB e do PPGE-MP/FE/UnB) da mesma instituição. 

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

Baldez, E. . (2025). Um jardim de infância para “treinamento das professoras”: as práticas docentes no Jardim anexo à Escola Normal (Brasília, década de 1970). Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/129303

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo