Atrás da Catedral de Ruão: contributos para leitura do conto de Mário de Andrade pelos historiadores da educação

DETRÁS DE LA CATEDRAL DE RUAN: aportaciones de una lectura analítica del cuento de Mário de Andrade para los historiadores de la educación

Autores

  • Marco Antonio de Santana Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de contribuir para o campo da História da Educação brasileira a partir de uma leitura analítica da obra “Atrás da Catedral de Ruão”, de Mário de Andrade, escrita entre 1923 e 1944, época em que o modernista revelou maior preocupação com problemáticas da ordem social, sendo a educação uma importante pauta para o debate. Desse modo, ao considerarmos as obras literárias como artefatos da cultura, é possível que essas possam ser utilizadas pelos historiadores para extrair as verossimilhanças e compreender, via representação, as possibilidades de como se dava a educação doméstica pelas preceptoras estrangeiras. Utilizamos, para a elaboração dessa pesquisa a metodologia relacionada à noção de operação historiográfica, por meio da qual pudemos verificar que o conto revela possíveis compreensões dos desafios do oficio de ensinar nas casas, bem como as demandas de parte da elite paulistana pela educação sofisticada à época.

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Biografia do Autor

Marco Antonio de Santana, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos interdisciplinares em História da Educação (fontes, teoria e metodologia)” do PPGED UFU. Mestre em Direito Público pela PUC Minas. Graduado em História, Pedagogia e Direito.

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

Santana, M. A. de. (2023). Atrás da Catedral de Ruão: contributos para leitura do conto de Mário de Andrade pelos historiadores da educação: DETRÁS DE LA CATEDRAL DE RUAN: aportaciones de una lectura analítica del cuento de Mário de Andrade para los historiadores de la educación. Revista História Da Educação, 27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/128974

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo