Manuais e edição escolar em Nápoles (1806-1820)
Resumo
A contribuição concentra-se nos livros didáticos adotados nas escolas do Reino de Nápoles (1806-1815) e do Reino das Duas Sicílias (1816-1820) e nas gráficas atuantes no setor de manuais escolares. Os eventos do mercado tipográfico-editorial são cotejados no contexto da reforma educacional realizada durante a Década Francesa, que constituiu a condição histórica para o desenvolvimento do mercado de livros didáticos. O trabalho de pesquisa baseia-se principalmente em fontes indiretas devido à indisponibilidade de fontes primárias. A análise realizada, do lado institucional, permite identificar os textos e autores indicados pelo Estado para modernizar a atividade docente. O levantamento realizado nas gráficas/editoras retorna a geografia produtiva da edição escolar no período considerado. A atividade editorial manteve-se relegada para as capitais dos reinos e esteve quase totalmente ausente nas províncias, que careciam de tecido produtivo, mas não de mercado escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







