Ações do Estado na Terra Indígena Inhacorá (1950-1960): educação, território e trabalho

Autores

  • Maria Aparecida Bergamaschi Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Departamento de Estudos Básicos. Porto Alegre. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6028-4039
  • Adriana Colling Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Neste artigo analisamos ações do Estado na Terra Indígena (TI) Inhacorá, RS, nas décadas de 1950 e 1960, período em que crianças desta TI foram levadas para a Colônia Estadual de Férias de Itaí e para o Internato Rural Pedro Maciel. Focalizamos práticas educativas, exploração do território e do trabalho, a partir da análise do documento Com os Caingangue do Inhacorá, publicado originalmente em língua alemã por Fischer (1959). Apresentamos, igualmente, a percepção Kaingang diante destas ações a partir de trabalhos dos professores-pesquisadores Kaingang Cipriano (2014), Miguel (2015) e Policena (2020). No período estudado o Estado utilizou como estratégia civilizatória a combinação entre a escolarização e o trabalho, resultando na redução drástica do território e das liberdades, na sistemática exploração do trabalho indígena e em danos significativos nos processos próprios de aprendizagem desse povo. No entanto, destacamos a resistência Kaingang frente a essas violências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Bergamaschi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Departamento de Estudos Básicos. Porto Alegre. RS, Brasil.

Graduada em História, Doutora em Educação, Professora Adjunta no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da UFRGS.

Adriana Colling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em História, doutora em Educação, professora na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Integra a coordenação da Ação Saberes Indígenas na Escolas (MEC- núcleo UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa PEABIRU: Educação ameríndia e interculturalidade (CNPq).

https://orcid.org/ 0000-0003-2195-0403

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

Bergamaschi, M. A., & Colling, A. (2023). Ações do Estado na Terra Indígena Inhacorá (1950-1960): educação, território e trabalho . Revista História Da Educação, 27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/126230

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo