Produção e avaliação físico-mecânica de painéis de média e alta densidade com resíduos
Palavras-chave:
Serragem, Painéis, Bagaço de cana-de-açúcarResumo
No Brasil intensificam-se os estudos visando ao aproveitamento de serragem proveniente de processos industriais para a produção de painéis de madeira com valor agregado para minimizar a exploração florestal. Neste trabalho foram estudados cinco tratamentos com misturas de partículas de madeira de marcenarias e de bagaço de cana-de-açúcar. Para homogeneização das partículas, foram realizados estudos de composição granulométrica; em seguida, foram confeccionados três painéis para cada tratamento com adição de 10% de resina poliuretana derivada de óleo de mamona e realizaram-se avaliações para determinar as propriedades físicas e mecânicas desses painéis. As propriedades físicas e mecânicas obtidas para as misturas com 50% de serragem e 50% de bagaço de cana indicaram a possibilidade de produção dos painéis para uso em ambientes internos em condições secas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621