Análise do desenvolvimento de competências gerenciais na construção civil através do modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas adaptado ao contexto organizacional
Keywords:
Desenvolvimento de Competências, Aprendizagem Baseada em Problemas, Gestores de obra.Abstract
As mudanças no cenário da engenharia civil e consequentemente da gestão da produção das obras exigem um engenheiro com perfil diferente, resultando na necessidade novas competências, relacionadas a inovação, foco no cliente, planejamento e controle, sistemas de gestão da qualidade, sustentabilidade e uma visão humanista. O objetivo principal deste artigo é identificar as competências desenvolvidas em uma empresa construtora com o processo de implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas adaptado ao contexto organizacional. A estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, na qual a equipe de pesquisa atua com profissionais para melhorar a forma como estes entendem e resolvem problemas. Os resultados alcançados envolveram o desenvolvimento de competências relacionadas ao contexto organizacional, à aprendizagem individual, coletiva e organizacional, apontando problemas e possíveis soluções de gestão na empresa. Através do desenvolvimento de competências gerenciais, foi estimulada uma visão humanística, sustentável, com foco no cliente, além de um melhor sistema de gestão da qualidade. Identificaram-se problemas no sistema de gestão organizacional, ficando evidente a necessidade da criação de um ambiente propício para troca de informações entre diferentes setores da empresa.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Ambiente Construído agree to the terms:
- The authors grant the Journal the right to publish under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), allowing access, printing, reading, distribution, adaptation, and development of other research, if the authorship is recognized.
- Authors are authorized to distribute the work published in the Journal, such as institutional repositories, or to include their article as part of the thesis and/or dissertation, as long as they mention the publication reference in Ambiente Construído.
- Anyone can read, distribute, print, download, and indicate the address of the complete article without prior authorization from the Journal respecting the CC BY 4.0 license.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621