Resistência química de misturas e biocompósitos a base de polietileno verde e mesocarpo de babaçu para aplicação na construção civil
Palavras-chave:
reforço, compatibilizante, degradaçãoResumo
O estudo desenvolveu compósitos de polietileno verdede alta densidade(PEADV), mesocarpo de babaçu(MB) (1,5% e 3,0%), com e sem polietileno enxertado com anidrido maleico (PEgMA) (3,0%), com o objetivo de analisar sua aplicação como material na construção civil. Os compósitos foram produzidos em extrusora monorosca e moldados por injeção. A morfologia dos compósitos, a resistência à tração, química e ao impacto e a análise de variância foram avaliadas. Os biocompósitos apresentaram bom acabamento, superfície homogênea e alteração da cor em virtude da adição de MB. Os resultados indicaram existência de aglomerados do MBe uma melhor distribuição da carga na matriz com a incorporação do PEgMA. Em relação às propriedades mecânicas, os compósitos apresentaram menor de formação, maior tensão de escoamento e módulo de elasticidade. A ductilidade, tensão de escoamento e módulo de elasticidade foram melhorados após exposição em meios ácidoe básico, sugerindo um possível processo de cristalização. Com base nos resultados, o MB apresenta potencial uso para desenvolvimento de compósitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621