Vulnerabilidade ao estresse térmico em assentamentos informais
Palavras-chave:
mudanças climáticas, eventos climáticos extremos, conforto térmico, urbanizaçãoResumo
As mudanças climáticas globais e a rápida urbanização aumentam o risco de eventos climáticos extremos, tornando espaços urbanos focos de medidas de adaptação e mitigação. As desigualdades sociais inerentes a muitas cidades contribuem para acentuar fragilidades preexistentes, expondo a população a situações de risco ambiental e de saúde, por exemplo, como o estresse térmico. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é verificar a vulnerabilidade ao estresse térmico no espaço aberto de um assentamento informal durante a ocorrência de onda de calor. Utilizou-se um índice multidimensional para avaliação da vulnerabilidade ao estresse térmico. Para tanto, realizou-se um levantamento de campo na favela de Paraisópolis, São Paulo, para coleta de dados meteorológicos e aplicação de questionários aos pedestres locais. Os resultados indicaram que o índice PET (temperatura fisiológica equivalente) subestimou a real avaliação dos pedestres em relação à sensação térmica. Considerando o índice multidimensional, aproximadamente um quarto da amostra encontra-se em alta ou muito alta situação de vulnerabilidade, sendo que os indicadores individuais que contribuíram para maior vulnerabilidade foram baixa escolaridade, idade avançada e presença de diabetes e/ou hipertensão. Dessa forma, há indicação de que populações residentes em favelas estão sujeitas ao estresse térmico e expostas a riscos à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621