Impacto Ambiental de pontes mistas de aço/concreto e pontes de concreto armado
uma análise comparative por meio da Avaliação do Ciclo de Vida
Palavras-chave:
Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Pontes, Impacto ambientalResumo
1Dayvson Carlos Batista de Almeida
1Universidade Federal de Pernambuco
Recife – PE – Brasil
2Arnaldo Manoel Pereira Carneiro
2Universidade Federal de Pernambuco
Recife – PE – Brasil
Recebido em 30/08/23
Aceito em 21/02/24
As mudanças climáticas apresentam um desafio significativo para o setor da construção civil. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo é aplicar a técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) nas superestruturas de pontes mistas de aço/concreto e de concreto armado, com o propósito de identificar os possíveis impactos ambientais e oportunidades de aprimoramento no desempenho ambiental, especialmente no que se refere ao uso de materiais e serviços. O estudo se fundamentou nas diretrizes da ISO 14040 e ISO 14044 e utilizou o Sistema Internacional de Dados do Ciclo de Vida de Referência (ILCD); banco de dados Evah OzLCI2019; os dados coletados pelo Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (SIDAC); o software OpenLCA versão 2.0 e o método ReCiPe 2016 Midpoint (H). Os resultados apontaram que, em geral, as pontes de concreto armado tiveram menor impacto ambiental em comparação às pontes mistas, com exceção de alguns indicadores, como Eutrofização de água doce e Radiação ionizante. Portanto, o uso do aço nas pontes mistas revelou-se uma fonte significativa de impacto ambiental, especialmente quando utilizado em substituição ao concreto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621