Influência da perda de água por evaporação na resistência de aderência entre argamassa colante e placa cerâmica
Palabras clave:
Argamassa colante, Tempo em aberto, Resistência de aderência, Perda de água por evaporaçãoResumen
O tempo em aberto é considerado um dos principais requisitos de desempenho de argamassas colantes. Um dos fatores mais importantes que o influencia é a perda de água. Ela ocorre tanto por sucção pela base quanto por evaporação para o meio ambiente. Esta perda de água diminui progressivamente a resistência de aderência do revestimento cerâmico. Convencionou-se que o tempo em aberto é aquele que tem resistência de aderência de 0,5 MPa. Esta pesquisa tem como objetivo estudar a influência da perda de água da argamassa, por evaporação, na resistência de aderência entre a argamassa colante e a placa cerâmica. Para tanto é determinada a resistência de aderência considerando diferentes intervalos de tempo de assentamento da placa cerâmica após a aplicação da argamassa, segundo um procedimento de ensaio que elimina a perda de água por sucção. A argamassa é espalhada sobre uma placa de vidro de modo a impedir a sucção. Passados os intervalos de tempo especificados para o assentamento da placa cerâmica, conforme o ensaio de tempo em aberto, o conjunto é curado durante 28 dias a 23 ºC de temperatura e 65 % de umidade relativa. Após esse período, o conjunto argamassa/placa cerâmica é colado sobre o substrato-padrão, pela superfície anteriormente em contato com o vidro, para posterior arrancamento, observando-se a tensão e a forma de ruptura. Os resultados mostram que a variação na resistência de aderência das placas cerâmicas pode ser atribuída à evaporação, o que significa que ao realizar um ensaio simples de perda de água por evaporação, pode-se determinar a resistência de aderência da argamassa colante.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621