Influência do efeito fíler do pó de mármore na produção de concretos para pavimentos intertravados

Autores/as

Palabras clave:

pó de mármore, resíduo, concreto, filler, pavimentos intertravados

Resumen

A produção de resíduos industriais causa impactos ambientais, por isso é importante reintroduzi-los no ciclo produtivo para promover um desenvolvimento mais sustentável. O presente estudo teve o objetivo de investigar o uso do pó de mármore residual como fíler e seus efeitos na produção de concreto para pavimentos intertravados. Para isso, a areia natural foi substituída em 15% e 25% pelo pó de mármore, percentuais pouco usados na literatura de reaproveitamento de resíduos de mármore. Foram avaliadas as propriedades físicas dos materiais utilizados e as características mecânicas e microestruturais dos concretos desenvolvidos. Notou-se que o pó de mármore melhora a trabalhabilidade da mistura e reduz a quantidade de vazios no concreto, resultando em um material mais resistente, denso e homogêneo. As resistências à compressão obtidas pelos concretos foram próximas de 40 MPa, o que atende à norma técnica brasileira para produção de pavimentos intertravados. Verificou-se que a inserção de resíduos no ciclo produtivo é benéfica por otimizar propriedades dos materiais, reduzir o consumo de matérias-primas e os impactos ambientais associados à sua extração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilber da Silva Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017), pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Salgado de Oliveira/JF (2019) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021), título da dissertação: O efeito filler em blocos de pavimentação com uso do pó de mármores.

Wanna Carvalho Fontes, Universidade Federal de Ouro Preto

Arquiteta Urbanista, doutora em Ciências da Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em cooperação técnica e científica com a Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Urbana da Universidade Federal de Ouro Preto (DEURB) e Jovem Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PROPEC-DECIV). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo e na área de Engenharia Civil com ênfase em Materiais e Componentes de Construção e Processos Construtivos. Atuando em ambas áreas principalmente nos temas: tecnologia de materiais, materiais de construção, processos construtivos; manejo, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos industriais; reciclagem e reutilização e ecologia urbana

Guilherme Jorge Brigolini Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq - PQ 2. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Licenciatura Plena em Matemática e Estatística pela UTRAMIG - Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (2001), Mestrado em Ciência dos Materiais pelo Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Doutorado em Ciência dos Materiais pelo Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor Associado com dedicação exclusiva da Universidade Federal de Ouro Preto e professor no programa de Pós-graduação PROPEC e MECOM. Coordenador do Grupo de Pesquisas ATIVE - CNPq. Coordenador do Laboratório de Construção Civil - UFOP. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos, cimento Portland, cimentos alcalinos ativados, aproveitamento de resíduos, atividade pozolânica e processos Construtivos. 

Leonardo Gonçalves Pedroti, Universidade Federal de Viçosa

Professor da Universidade Federal de Viçosa-MG (2013), possui graduação em Engenharia Civil pela UFV (2004), é Mestre em estruturas desde 2007 pela Universidade Estadual Norte Fluminense, é doutor na área de Engenharia e Ciências dos Materiais pela UENF. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmica vermelha, resíduos, alvenaria estrutural, solo-cimento e concreto com adições de resíduos industriais. Prêmio Ecologia 2008, com o trabalho Blocos Prensados de Encaixe com Adição do Resíduo de Beneficiamento de Rochas Ornamentais. Pós-doutorado em adições de resíduos em matrizes cimentíceas (2011-2013), bolsista Capes. Coordenador do Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Federal de Viçosa.

Thaís Mayra de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é Professora Associada do Curso de Engenharia Civil e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, também Coordenadora do LMCC – Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Federal de Juiz de Fora na Faculdade de Engenharia . Perita Judicial da Comarca de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, Ensaios Não Destrutivos e Destrutivos, Termomecânica em concretos, Concretos permeáveis, Reaproveitamento de resíduos; Rodovias: Monitoração, Projetos e Planejamento executivo. Atuação principalmente nos seguintes temas: controle tecnológico de qualidade, projetos e dosagens, materiais alternativos e desenvolvimento sustentável.

Publicado

03.10.2023

Cómo citar

CARVALHO, Aldo Ribeiro de; SILVA JÚNIOR, Gilber da; FONTES, Wanna Carvalho; SILVA, Guilherme Jorge Brigolini; PEDROTI, Leonardo Gonçalves; OLIVEIRA, Thaís Mayra de. Influência do efeito fíler do pó de mármore na produção de concretos para pavimentos intertravados. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 217–239, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/133069. Acesso em: 29 ago. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

> >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.