Avaliação da resiliência térmica de edificações em sobreaquecimento nos cenários presente e de alterações climáticas
Palavras-chave:
Resiliência térmica, Sobreaquecimento, Clima tropical de savana, ÍndicesResumo
A resiliência térmica se refere à capacidade de um edifício de se adaptar às variações térmicas extremas, mantendo um ambiente saudável para seus ocupantes. Este estudo visa avaliar a resiliência térmica de uma edificação residencial de baixa renda, naturalmente ventilada, em situação de sobreaquecimento, localizada em região climática tropical de savana. Vários índices, incluindo conforto térmico adaptativo, Grau de Sobreaquecimento Interior (IOD) e Horas Excedentes (HE), Índice de Calor (HI) e Temperatura Efetiva Padrão (SET) foram calculados, no presente e cenários futuros de mudança climática, utilizando-se dois modelos, uma edificação padrão (HISp) e uma edificação que incorpora estratégias bioclimáticas passivas (HISe). Evidenciou-se que as estratégias de isolamento térmico e baixa absorção contribuíram significativamente para a qualidade ambiental interior, reduzindo os riscos de exposição ao sobreaquecimento. Apesar de reduzir as horas de desconforto e os níveis mais críticos de estresse térmico, as estratégias idealizadas não promovem condições adequadas de habitabilidade aos seus ocupantes. O sobrequecimento se tornará ainda mais severo nos cenários futuros projetados. Entre as habitações, a HISe demonstra um potencial superior ao da HISp para mitigar o risco de sobreaquecimento em todos os cenários avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621