Avaliações estéticas de interfaces com distintos níveis de permeabilidade e proximidade com os espaços abertos públicos
Palavras-chave:
interfaces urbanas, avaliações estéticas, desenho urbanoResumo
O objetivo deste artigo é realizar avaliações estéticas de interfaces com distintos níveis de permeabilidade e proximidade com os espaços abertos públicos, por três grupos com diferentes níveis e tipos de formação, nomeadamente: arquitetos, não arquitetos com curso universitário e pessoas sem formação universitária. Estas interfaces urbanas são caracterizadas por: edifícações no interior do quarteirão, sem relação direta com a rua; edificações no perímetro do quarteirão, com portas e janelas voltadas para a rua; edificações com paredes cegas voltadas para a rua; muro de condomínio fechado junto à rua; muro com vegetação junto à rua, em condomínio fechado; e portas de garagens junto à rua. Os meios de coleta de dados incluem questionários preenchidos pelos três grupos de respondentes por meio do programa LimeSurvey, com acesso disponibilizado via internet. Testes estatísticos não paramétricos tais como Kruskal-Wallis e Kendal foram utilizados para analisar os dados. Os principais resultados mostram, por exemplo, que edifícações com paredes cegas, muros de condomínios fechados e edifícações com portas de garagem voltadas para as ruas tendem a produzir avaliações estéticas negativas por parte das pessoas, enquanto o oposto tende a ocorrer em relação às edificações no perímetro do quarteirão com portas e janelas voltadas para a rua.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.