Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil
Palavras-chave:
Projetos complexos, Teoria da complexidade, Analytic Network Process (ANP), Gerenciamento de portfólio, Métodos de tomada de decisãoResumo
A importância da complexidade para o desempenho dos negócios tem ganhado reconhecimento acadêmico e gerencial. A navegação de forma efetiva na complexidade é um diferencial para as organizações, incluindo as temporárias (projetos). Portanto, um melhor entendimento da complexidade em projetos e suas aplicações mostra-se necessário. No entanto, a literatura científica é carente de modelos para avaliar a complexidade nas organizações, especialmente, na área de construção civil. Assim, o objetivo deste artigo exploratório foi propor um modelo para avaliar a complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil. O modelo foi criado a partir dos fatores de complexidade em projetos de engenharia identificados pela revisão bibliográfica, tratados pela técnica para tomada de decisão ANP (Analytic Network Process) e suportados pela Teoria da Complexidade. Como resultado, o modelo MID (multiplicidade, interdependência, diversidade) criado foi aplicado em um exemplo para priorizar o portfólio de projetos de uma empresa de construção civil. A pesquisa sugere que o modelo MID é mais amplo (avalia qualquer tipo de projeto), mais simples (estrutura mais enxuta) e mais diversificado (calcula a complexidade relativa e total) que o TOE Framework para priorização de portfólios na área de engenharia civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.