Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil
Palavras-chave:
Projetos complexos, Teoria da complexidade, Analytic Network Process (ANP), Gerenciamento de portfólio, Métodos de tomada de decisãoResumo
A importância da complexidade para o desempenho dos negócios tem ganhado reconhecimento acadêmico e gerencial. A navegação de forma efetiva na complexidade é um diferencial para as organizações, incluindo as temporárias (projetos). Portanto, um melhor entendimento da complexidade em projetos e suas aplicações mostra-se necessário. No entanto, a literatura científica é carente de modelos para avaliar a complexidade nas organizações, especialmente, na área de construção civil. Assim, o objetivo deste artigo exploratório foi propor um modelo para avaliar a complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil. O modelo foi criado a partir dos fatores de complexidade em projetos de engenharia identificados pela revisão bibliográfica, tratados pela técnica para tomada de decisão ANP (Analytic Network Process) e suportados pela Teoria da Complexidade. Como resultado, o modelo MID (multiplicidade, interdependência, diversidade) criado foi aplicado em um exemplo para priorizar o portfólio de projetos de uma empresa de construção civil. A pesquisa sugere que o modelo MID é mais amplo (avalia qualquer tipo de projeto), mais simples (estrutura mais enxuta) e mais diversificado (calcula a complexidade relativa e total) que o TOE Framework para priorização de portfólios na área de engenharia civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.