Métodos alternativos para identificar a absortância solar de superfícies opacas
Palavras-chave:
Absortância solar, Refletância solar, Cores, Superfícies opacas, Espectro solar padrãoResumo
Neste artigo, são apresentados dois métodos alternativos para identificar a absortância solar de superfícies opacas. No primeiro método, amostras de superfícies pintadas com diferentes cores e tipos de tintas foram digitalizadas em scanner, e cada amostra foi classificada segundo os sistemas cromáticos digitais RGB e HSL. No segundo método, as refletâncias das amostras foram medidas com um espectrômetro de baixo custo, para radiações em onze diferentes comprimentos de onda, entre 470 nm e 940 nm. Com base em dados de refletância obtidos em laboratório, foram desenvolvidas equações que permitem estimar, a partir dos dados dos sistemas cromáticos digitais e do espectrômetro, as refletâncias para a região visível e para o espectro solar total. As refletâncias obtidas em espectrofotômetro também foram ajustadas ao espectro solar padrão, para indicar a quantidade de energia relativa que é refletida pelas superfícies, quando expostas à radiação solar. Os resultados obtidos indicam que os métodos alternativos apresentados neste trabalho são confiáveis e acessíveis a especialistas e projetistas, contribuindo para a obtenção de valores de refletâncias e absortâncias mais realistas do que os apresentados em tabelas publicadas até o momento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.