Procedimentos estimativos do potencial de uso de chaminés solares para promover a ventilação natural em edificações de baixa altura

Autores/as

  • Leticia de Oliveira Neves Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Maurício Roriz Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palabras clave:

Chaminé solar, Ventilação natural, Efeito chaminé, Energia solar

Resumen

A ventilação natural é uma das estratégias mais importantes para o condicionamento térmico passivo de ambientes internos de edificações, podendo ocorrer pela ação dos ventos, pelo efeito chaminé ou pela combinação de ambos. Em áreas urbanizadas, a velocidade do vento é sensivelmente reduzida pelos obstáculos locais, tornando o efeito chaminé uma alternativa de projeto mais viável, pois independe dos ventos. Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir procedimentos estimativos do potencial de uso de chaminés solares para edificações de baixa altura, localizadas em regiões de baixa latitude. Desenvolveram-se previsões teóricas, através de um modelo matemático e de simulação computacional. Realizou-se um processo de calibração destes modelos, utilizando como referência os resultados do monitoramento experimental de uma célula de teste. O processo baseou-se na análise comparativa de algumas variáveis selecionadas, considerando-se dados de temperatura superficial, temperatura do ar e vazão volumétrica no interior da chaminé. Os resultados indicaram que os modelos teóricos têm potencial de aplicação na avaliação do desempenho de chaminés solares, especialmente o modelo de simulação, em que foram observadas diferenças inferiores a 20% entre resultados medidos e calculados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leticia de Oliveira Neves, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Arquiteta, formada pela Universidade de São Paulo, campus de São Carlos (2003), mestre em Arquitetura e Urbanismo também pela Universidade de São Paulo (2006). Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas.

Maurício Roriz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Arquiteto, formado pela Universidade Católica de Goiás (1973), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996). Professor associado da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

06.03.2012

Cómo citar

NEVES, Leticia de Oliveira; RORIZ, Maurício. Procedimentos estimativos do potencial de uso de chaminés solares para promover a ventilação natural em edificações de baixa altura. Ambiente Construído, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 177–192, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/23435. Acesso em: 29 ago. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

> >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.