Hierarquização de medidas de conservação de água em edificações residenciais com o auxílio da análise multicritério
Palavras-chave:
Análise Multicritério, edificações residenciais, ELECTRE III, habitat humano, sistemas de apoio à decisãoResumo
Entre as possíveis ações de conservação de água em um edifício, pode-se destacar o uso racional de água, o qual inclui a utilização de dispositivos economizadores, a medição individualizada, a conscientização dos usuários e a utilização de fontes alternativas de água como o uso de águas de chuva e águas cinzas. Este trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido em um edifício padrão em Curitiba, Paraná, Brasil. Inicialmente, discute-se a avaliação da aplicabilidade das ações de conservação da água. Depois desta avaliação, foram estabelecidas prioridades para as ações de conservação de água sob o ponto de vista de benefícios e riscos da aplicação das ações de conservação para promoção da sustentabilidade do recurso água na edificação. O estabelecimento desta prioridade é muito importante como uma ferramenta auxiliar para o planejamento de ações de conservação de água em edifícios. O objetivo no final deste trabalho é apresentar uma aplicação de um Sistema de Apoio de Decisão (DSS) para estabelecer prioridades de ações de conservação de água em um edifício no intuito de se economizar água. O DSS utilizado foi a Análise Multicritério, especificamente o método ELECTRE III, que hierarquizou as ações de conservação da água.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.