Estudos de reordenamento físico de assentamentos urbanos construídos espontaneamente: o Programa Guarapiranga na Região Metropolitana de São Paulo
Palavras-chave:
assentamentos habitacionais urbanos espontâneos, reordenamento físico, saneamento, avaliaçãoResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre projetos de reordenamento físico de assentamentos urbanos habitacionais espontâneos, caracterizados pela precariedade em diversos âmbitos: social, urbano, econômico e saneamento. Este estudo enfoca aspectos de saneamento básico pela investigação de experiências consolidadas recentemente na Região Metropolitana de São Paulo, especificamente em áreas de recuperação ambiental. Foi realizada a avaliação de projetos de redesenho de assentamentos e dos Processos de execução das obras, assim como observações em campo nos referidos assentamentos. Os resultados indicam a necessidade de ampliação e flexibilização das diretrizes técnicas de projeto que possibilitem o desenvolvimento de soluções alternativas mais abrangentes e de tecnologias mais adequadas, tendo em vista os objetivos de perenização das obras executadas e da sustentabilidade das intervenções, fundamentais principalmente em áreas ambientalmente frágeis.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.