Influência da inércia térmica do solo e da ventilação natural no desempenho térmico: um estudo de caso de um projeto residencial em light steel framing
Keywords:
Light Steel Framing, Massa térmica, Simulação numérica, Desempenho térmicoAbstract
No Brasil, a tecnologia do sistema light steel framing começou a ser aplicada casas residenciais somente no final da década de 1990. Por ser uma tecnologia importada dos Estados Unidos e com uma linguagem arquitetônica típica do país de origem, é necessário que algumas adaptações dos projetos sejam feitas para adequar seu desempenho térmico. Neste trabalho avalia-se o desempenho térmico de uma edificação unifamiliar projetada em light steel framing, considerando-se algumas estratégias de ventilação natural e a influência da inércia térmica do solo em Belo Horizonte, MG. Na determinação do comportamento térmico do modelo utiliza-se o programa computacional EnergyPlus, seguindo as seguintes etapas: caracterização da edificação, das condições típicas de exposição ao clima, do perfil de ocupação, das exigências humanas, configuração do sistema de fechamento e avaliação das condições de conforto térmico nos ambientes em concordância com as normas específicas. Observou-se que a estratégia de ventilação natural, quando adequadamente utilizada, em função das condições climáticas locais, proporciona uma melhora significativa no desempenho térmico da edificação. Da mesma forma, em função da topografia do terreno e da característica do projeto, observou-se que a influência da inércia térmica do solo somente se torna positiva quando associada às estratégias de ventilação natural e de sombreamento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Ambiente Construído agree to the terms:
- The authors grant the Journal the right to publish under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), allowing access, printing, reading, distribution, adaptation, and development of other research, if the authorship is recognized.
- Authors are authorized to distribute the work published in the Journal, such as institutional repositories, or to include their article as part of the thesis and/or dissertation, as long as they mention the publication reference in Ambiente Construído.
- Anyone can read, distribute, print, download, and indicate the address of the complete article without prior authorization from the Journal respecting the CC BY 4.0 license.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621